Horários de Missas

Terça à Sexta, às 18h.
Sábado, às 16h.
Domingo, às 8h30,11h e 19h.

Notícias › 23/05/2019

REPAM leva o Sínodo Pan-amazônico à França

Amazonizando a França: “Há um grande interesse por parte da mídia francesa no Sínodo Pan-amazônico e os franceses querem ajudar”. É o que garante Irmã Maria Irene Lopes, assessora da Comissão Episcopal para a Amazônia e secretária executiva da REPAM-Brasil, em visita a Lyon juntamente com Dom Roque Paloschi, arcebispo de Porto Velho/RO e presidente do Conselho Indigenista Missionário/CIMI.

Desde a última sexta-feira (17/05), após participarem da reunião do Conselho pré-Sinodal em Roma, a dupla seguiu para o país vizinho, onde manteve encontros e reuniões grupos para falar sobre a importância do grande evento eclesial de outubro próximo e de seus impactos para a Igreja em todo o mundo.

Ir. Maria Irene e Dom Roque estiveram com as Irmãs de São Carlos, em Lyon, visitaram a Comunidade de Taizé, e participaram de encontros com jornalistas e de um diálogo com a equipe do CCFD – Terre Solidaire, Secours Catholique – Cáritas França e Pólo América Latina do Serviço Missionário Universal da Igreja sobre a situação dos povos indígenas no Brasil.

“Foram momentos muito fortes que tivemos até agora”, diz Ir. Irene, comentando as reuniões já realizadas.

“Percebi o interesse dos franceses em conhecer a realidade da Amazônia, mesmo porque muitos deles afirmam que ‘parte da França faz parte da Amazônia’. Isto foi muito enriquecedor. Ao final, muitos vieram agradecer e dizer que estavam muito contentes de nossa presença e por tê-los esclarecido. Saí muito fortalecida e esperançosa de que possam dar um ‘passo a mais’ pelo Sínodo, não só com orações, mas com atos concretos”.

Via Vatican News