Notícias da paróquia › 16/02/2016

Quaresma: a devoção da Via-sacra

viasacraRealizada normalmente durante a Semana Santa e nas sextas-feiras do período da Quaresma, a via-sacra é um ato litúrgico celebrado para relembrar a paixão e morte de Jesus Cristo. Dialogando com o tema da Campanha da Fraternidade e alicerçada nos Evangelhos, as meditações ocorrem acompanhando os quadros que retratam o percurso da condenação à morte de Jesus.

A Via-sacra teve origem no tempo das Cruzadas (século X). Os fiéis que peregrinavam à Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém. O número de 14 estações fixou-se no século XVI. O intuito da Via-sacra é valorizar as ações de Cristo e reconhecer a presença de Deus na dor e no sofrimento, testemunhando nas realidades mais duras da vida a misericórdia e a compaixão. Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai!

Oração da Via-sacra na Paróquia durante a Quaresma:

• Toda Sexta-feira às 17h30 (seguida de Missa)
  • Todo Sábado logo após a Missa das 16h