O Grupo de Oração reúne leigos(as) cristãos para uma experiência de oração, adoração e partilha da Palavra, motivando à maturidade da vida cristã plena do Espírito, segundo o ensinamento de Jesus: ‘Eu vim para que as ovelhas tenham vida e a tenham em abundância’ (Jo 10,10b). Caracteriza-se pelo serviço, a oração e a perseverança. Na Paróquia Nossa Senhora da Esperança o Grupo se reúne na terça-feira às 14h, na Igreja.
Os Grupos de Jesus são uma proposta de evangelização através de um subsídio de autoria do teólogo espanhol Jose Antonio Pagola, intitulado Grupos de Jesus. Os grupos são fruto de uma convicção básica, de renovação da Igreja a partir da leitura, reflexão e oração do Evangelho, por pequenos grupos e comunidades, cujo compromisso é atualizar a experiência primeira que Jesus viveu junto ao primeiro grupo de discípulos(as) que escutaram Seu chamado e O seguiram.
Na Paróquia Nossa Senhora da Esperança os Grupos de Jesus reúnem de 10 a 12 pessoas, que organizam seus encontros com base no subsídio supracitado ou documentos eclesiais, com reuniões pelo zoom, meet, skype e, dentro da possibilidade, presencial.
O serviço primordial fornecido pelo grupo de Narcóticos Anônimos é a reunião nos grupos de NA. Cada grupo se administra em base dos princípios comuns a toda a organização, que estão expressos na literatura de NA. Na Paróquia há um núcleo, um dos maiores da zona sul de SP, que trabalha na acolhida a indivíduos e familiares, compartilhando sobre suas experiências na recuperação da adicção a drogas em geral. Os membros do grupo também trabalham em conjunto para fazer as atividades associadas à realização da reunião, que ocorrem sempre no período noturno.
Desde 1984, a ONG Amor-Exigente (AE) atua como apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e às pessoas com comportamentos inadequados. Através de um eficiente programa de auto e mútua ajuda, o Amor-Exigente desenvolve preceitos para a reorganização familiar, sensibilizando as pessoas e levando-as a perceber a necessidade de mudar o rumo de suas vidas a partir de si mesmas, proporcionando equilíbrio e melhor qualidade de vida. Como diz o seu lema: torná-las CADA VEZ MELHOR!
Há um grupo que se reúne à noite, uma vez por semana, na Paróquia Nossa Senhora da Esperança – em recesso por conta da pandemia.
A Conferência está vinculada à Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP), criada em 23 de abril de 1833, em Paris, na França, por um grupo de 6 jovens universitários católicos e um senhor mais velho, com o objetivo de aliviar o sofrimento das pessoas vulneráveis e fortalecer a fé de seus membros, e espalhou-se pelo mundo, estando presente em 150 países. Em seu trabalho caritativo auxilia diariamente cerca de 30 milhões de pessoas, por meio da dedicação dos cerca de 800 mil voluntários que formam a SSVP. No Brasil, a instituição foi fundada em 1872. No nosso país são aproximadamente 153 mil membros, também conhecidos como confrades (homens) e consócias (mulheres).
Além de atuar em situações emergenciais provendo alimentos, roupas e remédios para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, a Sociedade de São Vicente de Paulo procura encontrar formas de promoção das pessoas às quais auxilia, tornando-as independentes e ajudando-as na reinserção no mercado de trabalho.
Na Paróquia Nossa Senhora da Esperança a Conferência Vicentina se reúne às quartas, 19h30, pelo zoom e presencialmente. As doações podem ser de roupas, calçados, alimentos, cadeiras de rodas, muletas, brinquedos, itens de higiene pessoal ou contribuições financeiras, pois o lema que movimenta a Conferência é: “aqui nada se perde, tudo se destina”.
“A velhice: o nosso futuro." O Grupo Gente Ativa passou a pandemia lidando com os desafios próprios da condição dos idosos, à medida do possível recolhido na segurança de seus lares. O pós-pandemia apresenta-se com grandes desafios de reunir, formar, descontrair, exercitar e, sobretudo, encontrar o outro. Neste primeiro ano da instituição do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos feito pelo Papa Francisco, ressoa a missão de “zelar pela vida digna das pessoas idosas como um ato de amor, de responsabilidade com os ancestrais, para preservar a riqueza dos anos e evidenciar o dom da velhice”.
O Grupo Gente Ativa reafirma sua missão de:
1- Olhar e acolher os idosos que precisam de ajuda e apoio mediante as dificuldades que se apresentam.
2- Pautados pela prudência, valorizar a memória e a importância do idoso. Eles guardam não só lembranças, mas o sentido, o sabor e a cultura da vida.
3- Escutar com carinho e manter o contato afetivo para superar a tristeza e o isolamento, que inclusive afetam a sua imunidade.
4- Dedicar aos idosos um olhar de amor, respeito, ternura e admiração, protegendo os seus direitos.
5- Revigorar os laços de família, para não deixar que se sintam descartáveis. Fazer preces e rezar, com eles, um Pai-Nosso e uma Ave Maria pode ser um gesto bem simples e efetivo para se sentirem fortalecidos.