Catequese da Confirmação (Crisma)

Pelo sacramento da Confirmação, sacramento da maturidade cristã, o batizado assume, de forma consciente, sua fé e reafirma o compromisso de se tornar, por suas virtudes e pela graça de Deus, uma “nova criatura” (Gl 6,15). O crismado acredita que “o amor às pessoas é uma força espiritual que favorece o encontro em plenitude com Deus, a ponto de se dizer, de quem não ama o irmão, que «está nas trevas e nas trevas caminha» (1Jo 2, 11), «permanece na morte» (1Jo 3, 14) e «não chegou a conhecer a Deus» (1Jo 4, 8). Bento XVI disse que «fechar os olhos diante do próximo torna cegos também diante de Deus», e que o amor é fundamentalmente a única luz que «ilumina incessantemente um mundo às escuras e nos dá a coragem de viver e agir». Portanto, quando vivemos a mística de nos aproximar dos outros com a intenção de procurar o seu bem, ampliamos o nosso interior para receber os mais belos dons do Senhor” (Evangelii Gaudium, 272).

Para ser crismado:

A idade mínima é de 14 anos. A pessoa deve se dispor a ser discípula e testemunha de Cristo e do Evangelho, seja na comunidade eclesial seja na sua vida cotidiana (cf. Catecismo da Igreja Católica, 1319).

Padrinho para a Confirmação:

O pai e a mãe já participam da vida do crismando, portanto o padrinho/madrinha deve ser católico, ter realizado a Primeira Eucaristia e o Sacramento da Confirmação, ter 16 anos completos e, prudentemente, deve ter uma relação de ascendência com o crismando, a fim de orientá-lo e aconselhá-lo na vivência do Evangelho.

INSCRIÇÕES E HORÁRIOS DA CRISMA 2019

As inscrições para a Catequese e Crisma 2019 já podem ser feitas na Secretaria Paroquial. Em Fevereiro e Março de 2019 serão retomados os encontros de formação de Catequese e Crisma, respectivamente. A Crisma Juvenil e Adulta tem inscrições permanentemente abertas.

Crisma Juvenil: Quinta (19h) ou Domingo (9h30);

– Crisma Adulto: Terça (18h30) ou Quinta (20h) ou Sábado (15h), com encontros diferenciados.

Ficha de Inscrição – Confirmação Juvenil e Adulto

Outras informações na Secretaria Paroquial