Blog do crisma › 01/10/2012

Confira como foi a reunião da Catequese da Confirmação

Na manhã do sábado, dia 29 de setembro próximo passado, a Catequese da Confirmação reuniu catequistas e todos os que estão se preparando para receber o sacramento do Espírito Santo, juntamente com seus familiares, para uma manhã de formação, na qual se refletiu acerca de dois temas muito importantes para nós católicos: Maria, Mãe de Jesus Cristo e mãe da Igreja, e Jesus Cristo – a Nova Aliança.
Abriu a reunião o nosso pároco, Cônego Dagoberto Boim, que deu as boas vindas, acolheu a todos e fez uma oração inicial, pedindo a Deus as graças para que a reunião fosse frutuosa.

A seguir, iniciou-se a primeira reflexão, sobre Nossa Senhora, conduzida pela Irmã Márcia Muller, do Colégio Nossa Senhora Aparecida, que habilmente buscou na Sagrada Escritura todas as intervenções de Maria Santíssima na história da nossa redenção, apresentando-as em um roteiro muito bem elaborado, motivando uma conscientização acerca da importância do nosso culto à Mãe de Deus: Iniciando com a vida de Maria, segundo os livros sagrados, foi feita uma reflexão sobre o papel de Nossa Senhora na Igreja, encerrando com um estudo das diversas formas de culto que a Igreja presta a Maria Santíssima. Para concluir, Irmã Márcia apresentou um trecho de um video sobre os primeiros milagres de Nossa Senhora Aparecida, a querida padroeira do nosso país.

Depois de um lanchinho, tivemos a segunda reflexão, conduzida pelo Padre Edson Donizete Toneti, que com sua inspirada oratória comentou com muita precisão as diversas alianças que Deus firmou com os seres humanos. Começando no Antigo Testamento, pelos patriarcas do Gênesis, passando pelos profetas, até chegar à Aliança definitiva do Novo Testamento, que nos foi proporcionada por Jesus Cristo, através de sua vida, paixão, morte e ressurreição, o Padre Edson foi trazendo para as realidades da atualidade todas essas alianças, provocando em todos os presentes diversos questionamentos essenciais, entre os quais: “o que é que mais nos incomoda em nosso mundo, nos dias de hoje?” e “qual é a razão pela qual nós buscamos a fé?” Através de um diálogo rico provocado por questões como essas, o Padre Edson concluiu sua participação, encerrando o encontro com uma bênção a todos os presentes.

Inspirados nessas duas ricas fontes de formação para a nossa vida religiosa, juntemo-nos também nós aos participantes da preparação à Confirmação, e procuremos nos avaliar quanto a nossa devoção por Maria e ao nosso papel nessa salvadora Aliança, que Jesus conosco firmou.
Agradecimentos especiais à Irmã Márcia e ao Padre Edson pela importante colaboração nesta atividade, cujos efeitos ora divulgamos para que se estenda a todos os paroquianos de nossa comunidade de Nossa Senhora da Esperança.

Veja as fotos abaixo:

Reunião Catequese Confirmação