Notícias da paróquia › 15/08/2013

A relevância do Dízimo

Participe você também de nossa comunidade sendo um(a) dizimista, pois é educativa a sua participação na obra de Deus em nossa Paróquia e em sua Comunidade. A palavra Dízimo significa décima parte. Presente em outras tradições e culturas, o Dízimo chegou até nós através de inúmeras citações do Antigo Testamento, que atestam sua prática entre os israelitas.

Nas reflexões anteriores ressaltou-se uma questão que ainda aflige uma parcela considerável de católicos, Pagar ou não Pagar o Dízimo. Se verificarmos na história o Dízimo perdeu a sua força na Igreja Católica aqui no Brasil, porque, até a Proclamação da República, os dízimos eram cobrados pelo Estado e este os repassava à Igreja. Como era um imposto e tinha uma administração falha, perdeu sua credibilidade e gerou certo preconceito no meio católico.

Há uma mística a se resgatar no gesto da entrega do Dízimo: Deus é generoso e clemente. Tudo lhe pertence. Em sua misericórdia criou o mundo e tudo que existe para o bem do ser humano. Ele concedeu dons, talentos, inspiração, capacidade de criar e trabalhar a todos. Quem produz algo, o faz porque o Senhor permite. Assim, o Dízimo revela-se como um gesto de gratidão para com Aquele a quem glorificamos.

O dinheiro oferecido de acordo com as posses e consciência de cada um é o humilde reconhecimento de que sem Deus nada se é, nada se tem. Vê-se aí o Dízimo numa dimensão de partilha e solidariedade, pois Deus se identifica com as necessidades dos pobres e da comunidade. O critério para definir o valor do Dízimo é o impulso do nosso coração, devemos contribuir conforme nosso orçamento, sem tristeza e sem constrangimento, pois Deus ama quem faz sua oferta de modo despojado e com alegria.

Convidamos você, quando sentir em seu coração o dom da partilha, da doação, do amor, da generosidade para com o próximo, a fazer o seu cadastro como dizimista. Temos certeza de que sentirá em seu coração a transformação e a misericórdia de Deus. Que o Senhor abençoe a todos!