Pastoral da Catequese

A missão da Catequese é fazer ecoar a Palavra de Deus e está presente em todas as idades e deve ser uma trajetória contínua de educação na fé. A Catequese não se limita a preparar para a celebração dos sacramentos. Ela leva a uma iniciação na experiência religiosa e na oração. Leva também ao crescimento da Igreja. A igreja do amanhã depende da catequese de hoje. A Catequese é tarefa de toda a comunidade, não apenas de alguns, mas de todos os batizados e deve despertar a alegria de ser cristão.

A catequese de primeira Eucaristia introduz a criança e o pré-adolescente na vida da Igreja, compreendendo também uma preparação para a celebração dos sacramentos, apresentando os mistérios principais da fé e comunicando aos jovens a alegria de serem testemunhas de Cristo no meio em que vivem. Portanto, ela deve ser capaz de ajudá-los a uma revisão de sua própria vida, ao diálogo, apresentando Jesus Cristo como amigo, como guia e como modelo, suscetível de provocar admiração e, como consequência, a sua imitação.

Ser catequista é acolher, com amor e dedicação, uma vocação – missão de fundamental importância, pois quem responde SIM a essa vocação se coloca à disposição para ajudar os que já seguem Jesus a serem discípulos mais conscientes, coerentes, maduros e generosos. Ser catequista é colaborar com a graça de Deus e com a pessoa, para que ela assuma seu sim a Deus, e avance rumo à maturidade na fé, na esperança e no amor.

Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa alegria”. (DAp29) Por isso, é bom que a catequese (e toda a ação evangelizadora da Igreja) se dê conta que anunciar Cristo significa mostrar que crer n’Ele e segui-Lo não é algo apenas verdadeiro e justo, mas também belo, capaz de cumular a vida de um novo esplendor e deu uma alegria profunda, mesmo no meio das provações (Cf. EG, n. 167).

“Vós sois o sal da terra… Vós sois a luz do mundo!” (Mt 5,13-14)

Nossas responsabilidades no decorrer do ano 2018:

Catequizandos (as):

– Participar sempre dos encontros de catequese, evitando atrasos e trazendo o material dos encontros;
– Participar da missa nos finais de semana e da Missa da Catequese na Paróquia;
– Praticar o que aprendeu junto de sua família, na escola e na sociedade.

Familiares:

– Propiciar a participação da criança, evitando atrasos e saídas antes do horário;
– Incentivar e participar junto com as crianças das Missas e Encontros propiciados pela Catequese;
– Acompanhar os passos dos filhos na vivência e compreensão da fé e na prática da Palavra de Deus.

Local p/os Encontros: Salas Inferiores/Superiores ao lado da Igreja (Av. dos Eucaliptos, 556) Duração da Catequese: Fevereiro/2018 a Dezembro/2018

Documentação:  Cópia Certidão de Nascimento ou RG
Cópia Certidão de Batismo – deve ser entregue no ato da Inscrição na Secretaria

Idade: De 9 a 12 anos (acima dessa idade, há uma orientação para buscar a Catequese do Crisma)

DISPONIBILIDADE PARA OS ENCONTROS EM 2018: CATEQUESE PARA A 1ª EUCARISTIA

*Duração dos Encontros: 1h15

DISPONIBILIDADE PARA OS ENCONTROS EM 2018: CATEQUESE PARA O SACRAMENTO DA CONFIRMAÇÃO (CRISMA) PARA JOVENS E ADULTOS

*Duração dos Encontros: 1h15 a 1h30

Duração da Catequese: As inscrições estão permanentemente abertas, com duas datas de Celebração do Sacramento da Confirmação (Crisma) no decorrer do ano 2018.

Documentação: Cópia Certidão de Nascimento ou RG

Cópia Certidão de Batismo – deve ser entregue no ato da Inscrição na Secretaria