Horários de Missas

Terça à Sexta, às 18h.
Sábado, às 16h.
Domingo, às 8h30,11h e 19h.

Notícias › 13/03/2018

No próximo sábado, 17/3, Francisco visita Pietrelcina e San Giovanni Rotondo

O Papa Francisco visitará, no próximo dia 17, as cidades italianas de Pietrelcina e San Giovanni Rotondo.

Pietrelcina faz parte da Diocese de Benevento e receberá a visita do Pontífice nas comemorações do centenário da aparição dos estigmas de São Pio de Pietrelcina [foto], sinais da Paixão de Cristo que ele levou em seu próprio corpo por 50 anos.

A cidade de San Giovanni Rotondo, situada na Diocese de Manfredonia-Vieste-San Giovanni Rotondo, receberá a visita do Papa Francisco no 50º aniversário de morte de São Pio de Pietrelcina.

Programa da Viagem do Papa

O Santo Padre partirá do heliporto Vaticano às 7h da manhã, hora local, do dia 17 deste mês, e às 8h chegará à praça adjacente à sala litúrgica de Piana Romana, em Pietrelcina, onde será acolhido pelo Arcebispo de Benevento, Dom Felice Accrocca, e pelo Prefeito de Pietrelcina, Domenico Masone.

Piana Romana é o local em que São Pio recebeu os estigmas invisíveis enquanto rezava debaixo de um olmo. Em recordação a esse fato foi construída nesse local a Capela dos Estigmas. Ali, o Papa fará uma oração.

Às 8h15, no átrio da sala litúrgica, haverá o encontro com os fiéis, a saudação do Arcebispo de Benevento e o discurso do Papa Francisco.

Depois, o Pontífice saudará a Comunidade dos Capuchinhos e um grupo de representantes dos fiéis.

Às 9h, o Papa Francisco decolará da Piana Romana em direção a San Giovanni Rotondo, e às 9h30 aterrissará no campo esportivo Antônio Massa onde será acolhido pelo Arcebispo de Manfredonia-Vieste-San Giovanni Rotondo, Dom Michele Castoro, e pelo Prefeito de San Giovanni Rotondo, Costanzo Cascavilla.

A seguir, o Santo Padre se dirigirá ao Hospital “Casa alívio do sofrimento”. Na praça em frente à estrutura, saudará e abençoará os doentes, sem descer do carro.

Às 10h, visitará a repartição pediátrica de oncologia. O Papa será acolhido pelo diretor-geral da “Casa alívio do Sofrimento”, Dr. Domenico Crupi, e encontrará as crianças ali internadas na repartição situada no terceiro andar.

No final da visita, o Pontífice irá ao Santuário de Nossa Senhora das Graças, onde será acolhido pelo ministro provincial dos Capuchinhos, Pe. Maurizio Placentino, pelo guardião, Pe. Carlo Laborde, e pelo reitor, Pe. Francesco Dileo.

Às 10h45, o Papa saudará, no santuário, a comunidade religiosa dos capuchinhos e irá venerar o corpo de São Pio de Pietrelcina e o Crucifixo dos Estigmas.

Às 11h15, o Santo Padre celebrará a missa no átrio da Igreja de São Pio de Pietrelcina e proferirá a homilia. No final da celebração eucarística, haverá a saudação do arcebispo de San Giovanni Rotondo, Dom Michele Castoro.

A seguir, o Papa irá cumprimentar algumas autoridades e um grupo de representantes dos fiéis.

Às 13h00, o Santo Padre decolará do campo esportivo de San Giovanni Rotondo e chegará ao heliporto Vaticano às 14h00.

São Pio de Pietrelcina

São Pio nasceu em 25 de maio de 1887, em Pietrelcina, e com quinze anos entrou no Noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Morcone.

Foi ordenado sacerdote em 10 de agosto de 1910 na Arquidiocese de Benevento.

Após a ordenação, o santo precisou ficar com sua família até 1916, por motivos de saúde. Em setembro do mesmo ano, foi enviado para o convento de San Giovanni Rotondo, onde permaneceu até a morte.

Por Gaudium Press, com Vatican News