Notícias da paróquia › 03/04/2018

Em homenagem a Nossa Santa Padroeira

Abril é o mês no qual celebramos a fundação da Paróquia e a ternura de Nossa Senhora da Esperança como padroeira desta comunidade de fé.

Nossa Senhora da Esperança tem o Menino Jesus ao colo e uma pomba na mão direita que o Menino contempla. A pomba, de asas fechadas, desde o episódio da Arca de Noé, parece ser também o símbolo teológico da esperança.

O culto a Nossa Senhora da Esperança remonta aos primeiros séculos da história da Igreja. Mas a sua oficialização ocorreu no X Concílio de Toledo, em 656, quando ficou determinado o dia 18 de Dezembro para a solene festa da Expectação do Parto de Nossa Senhora, também chamada festa de Nossa Senhora da Esperança, havendo durante toda a novena bênçãos especiais para as senhoras gestantes.

O culto a Nossa Senhora da Esperança afervorou-se no ciclo dos Descobrimentos pela fé intensa dos navegadores, que se colocavam sob a sua proteção e a guarda de Nossa Senhora. De igual modo, nós que somos acolhidos na comunidade da Esperança também contamos com sua intercessão para navegar os mares agitados da cultura da violência e da indiferença, perseverantes na busca da paz e do encontro!

A nossa Padroeira será celebrada nos dias 21 e 22 de Abril em todas as Missas. Participe!