Notícias da paróquia › 30/11/2017

Começo, meio e fim…?

Encerramos mais um Ano Litúrgico com a celebração de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, e entramos num novo Ano, celebrando o Advento, que é uma celebração só do Ocidente. Surge em fins do século IV na França e na Espanha. Tratava-se de uma preparação ascética, orientada para o binômio Natal-Epifania, com um maior enfoque à Epifania, pois nesta festa celebrava-se o batismo dos catecúmenos.

Desde o início do cristianismo, a palavra Advento significou a última vinda do Senhor no final dos tempos. Mais tarde, no século VI, quando a Igreja já havia fixado as festas de Natal e Epifania, Advento passou a significar também o tempo de preparação para a celebração da primeira vinda de Cristo, por ocasião de seu nascimento. No Brasil, neste período do Advento a Igreja realiza a Campanha de Evangelização, que culmina com uma coleta no 3º Domingo do Advento, o da Alegria.

Acendendo as 4 velas da Coroa do Advento, vamos também reacender em nós a chama da Boa Nova, trazida por Cristo e celebrada de forma intensa no Advento. Que a Palavra tome raiz e cresça no seu coração, de modo semelhante àquele proposto na canção “Começo, meio e fim”: A vida tem sons que pra gente ouvir, precisa entender que um amor de verdade é feito canção, qualquer coisa assim, que tem seu começo, seu meio e seu fim. A vida tem sons que pra gente ouvir, precisa aprender a começar de novo. É como tocar o mesmo violão e nele compor uma nova canção. Se apronta pra recomeçar… Esquece esse medo de amar de novo… pois Ele vem ao nosso encontro, sem medo de amar de novo!