Horários de Missas

Terça à Sexta, às 18h.
Sábado, às 16h.
Domingo, às 8h30,11h e 19h.

A Paróquia

A história da Paróquia Nossa Senhora da Esperança, igreja católica apostólica romana, está diretamente ligada ao Bairro Jardim Novo Mundo, na zona sul da capital. A comunidade esteve sempre à frente de todas as iniciativas ligadas à construção da Igreja; uma longa luta para que os sonhos se transformassem em realidade.

Primeiramente, os moradores do bairro conseguiram a licença para que a celebração das missas fosse realizada nas residências, o que passou a ser feito a partir de Novembro de 1963, aos domingos, num sistema de rodízio. Após 1964 a Prefeitura Municipal autorizou a celebração das missas no barracão do Grupo Escolar Napoleão de Carvalho Freire.

Os padres Salvatorianos, no ano de 1965, querendo estabelecer no bairro sua sede provincial assumiram com a comunidade o compromisso de colaborar para que o templo ficasse pronto rapidamente. Naquele mesmo ano, já com a presença do padre Marcelino Aldo Zanella, foi adquirido o terreno para a construção da Igreja. No ano seguinte, 1966, padre Zanella assumia a responsabilidade pastoral da comunidade e das obras.

Um barracão construído utilizando troncos de eucaliptos foi a primeira igreja do bairro, na confluência da Avenida dos Eucaliptos com a Alameda Jauaperi. Neste local, a partir de 1967, as missas passaram a ser celebradas. Nesse mesmo terreno, dia 09 Março de 1968, o Cardeal Dom Agnelo Rossi, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, lançou a pedra fundamental da futura Igreja. A igreja de troncos de eucaliptos deu lugar à construção da nova, iniciada em Janeiro de 1969.

A paróquia foi projetada por Anca & Cláudio Di Segni e sua estrutura levou dois anos para ser construída. Ainda durante a construção, em 29 de Junho de 1960, o Cardeal Dom Agnelo Rossi, através de um Decreto, criou a Paróquia Nossa Senhora da Esperança do Jardim Novo Mundo. Com as obras ainda inacabadas, em 02 de Agosto de 1970, foi celebrada a primeira missa na nova Igreja. Porém, a instalação da Paróquia só ocorreu oficialmente no dia 25 de Abril de 1971. A celebração foi presidida pelo Monsenhor Ângelo Gianola, vigário episcopal da Região Sul, que deu posse ao padre Zanella como o primeiro pároco. A nova Paróquia foi desmembrada da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Moema.

No ano de 1991, a Paróquia passou das mãos dos padres Salvatorianos para o clero secular, pertencente à Arquidiocese de São Paulo, tendo como padres José Luiz Cassimiro e Fernando Gouveia. A partir de Fevereiro de 1996, a Paróquia passou aos cuidados pastorais do Cônego Dagoberto Boim, que é o pároco até o presente momento.

A paróquia extrapola os limites geográficos na acolhida, recebendo fiéis de Moema, do Brooklin, Campo Belo, Vila Olímpia, Vila Nova Conceição, além de outros bairros. De braços abertos e plenos de afeto, a comunidade celebra a fé e realiza ações evangelizadoras e sociais que unem crianças, adolescentes, adultos e idosos.